Pesquisa no Blog

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Espírito Santo está entre os estados com mais encalhes de baleias em 2010

Fonte: SeculoDiario.com

Por: Flavia Bernardes

O Espírito Santo está entre os estados que mais registraram encalhes de baleias Jubartes no País. A informação é do Instituto Baleia Jubarte e foi divulgada pelo jornal on line G1. Segundo o coordenador de pesquisa do Instituto, Milton Marcondes, ainda é cedo para afirmar a causa dos encalhes, mas os fatos cogitados vão desde as conseqüências do aquecimento global o aumento no número de nascimentos, mas ainda é cedo para precisar.

Ao todo, foram registrados no Brasil 73 encalhes de baleias, sendo 66 da espécie jubartes. O número, conforme publicado pelo G1, é 60% maior do que o registrado em 2007, ano em foi registrado o último recorde de encalhes com 41 registros de Jubartes. Já em 2009 o número de encalhes de Jubartes ficou em 30.

Segundo o médico veterinário e coordenador de pesquisas do Instituto Jubarte, Milton Marcondes, no Estado este ano, 24 baleias jubartes foram encontradas encalhadas no litoral capixaba. O número foi registrado pelo Instituto Baleia Jubarte em parceria com o Instituto Orca, que atua diretamente no Espírito Santo.

Até o momento, explicou Milton Marcondes, que atua também no norte do Espírito Santo, não há como precisar a causa das mortes, mas esforços conjuntos entre institutos, biólogos e veterinários buscam a identificação das causas.

Conforme informado por Marcondes ao jornal G1, uma dos fatores cogitados para a causa das mortes é a diminuição de alimentos na região da Antártida, devido ao aquecimento global. Ainda assim, segundo o especialista, é cedo para afirmar uma causa.

Outro ponto que vem sendo analisado pelos especialistas é o alto índice de morte entre filhotes da espécie. A informação é que 58% dos encalhes são de filhotes.

Além do litoral brasileiro, também registraram aumento do número de encalhes a Argentina e a Austrália.

“O número é grande, mas ainda não sabemos exatamente por que isto está acontecendo. Tentamos descobrir através de necropsia, que nem sempre é possível devido ao estado em que a baleia chega à costa, se há ossos quebrados, marcas de rede, para tentar descobrir o que vem causando os encalhes”, explicou.

Só o Espírito Santo registrou 24 encalhes de baleias Jubartes até o último dia 16 de setembro. Neste contexto, o Estado está em segundo lugar no ranking de encalhes de baleias, atrás apenas da Bahia, que registrou 30 encalhes de jubartes neste ano.

As condições de água quentes e rasas, segundo o Instituto Orca, atraem está espécie para esses estados para o ciclo de acasalamento e reprodução nesta época do ano, mas geralmente as baleias encalhadas já chegam à praia mortas.

Ao todo, 85% dos encalhes são apenas da carcaça do animal. Neste ano, segundo o Instituto Baleia Jubarte, houve apenas três registros de encalhe vivo de baleias Jubarte. No Rio Grande do Sul e em Alagoas, as baleias foram devolvidas ao mar, mas não resistiram e voltaram a encalhar e morreram.

Segundo Marcondes, até o fim do ano cerca de 80 casos de encalhe deverão ser registrados em todo o País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário