Pesquisa no Blog

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Em Tibagi, canil implanta esterilização de cadelas

fonte: Jornal da Manhã

O proprietário pode ser identificado, notificado por correio, e se não tomar providências, multado em R$ 300

A população de animais de rua é um dos grandes problemas de centros urbanos. Em Tibagi, estima-se que perto de quatro mil cães circulem livremente ou estão em situação de abandono na cidade. Duas medidas inéditas foram adotadas pelo Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde no sentido de evitar a reprodução dos bichinhos e responsabilizar os proprietários negligentes: a esterilização de cadelas e aplicação de multa, por correio, para quem soltar animais na rua.

O médico veterinário responsável pelo Canil, Giordano Zaniolo, comenta que em outros municípios é comum a castração de machos, mas as cirurgias para esterilizar as fêmeas não costumam ser adotadas por conta da complexidade do procedimento. “Aqui nós já fazemos isso para evitar que estas cadelinhas voltem às ruas e fiquem prenhas. É preciso mais atenção, porque com a retirada do útero, trompas e ovário, estas fêmeas ficam sob observação por mais dias”, explica.

A outra medida é mais polêmica, segundo Zaniolo. “O Código de Posturas do Município já prevê e a Câmara aprovou legislação referente à possibilidade da Prefeitura multar os donos de animais de estimação que não cuidam dos bichinhos, soltam na rua”, revela. Portanto, o proprietário pode ser identificado, notificado por correio, e se não tomar providências, multado em 5 Unidades Fiscais Monetárias (UFMs), equivalente a mais de R$ 300. “Primeiro fazemos a correta orientação sobre a guarda responsável dos animais, mas se o cidadão persistir no erro, pode sim ter de pagar a multa”, completa.

Na avaliação do médico, o Canil Municipal é, com estas duas medidas, referência no controle do zoonoses na região. “Todas as segundas e terças-feiras pela manhã fazemos a captura dos animais de rua e por dia recebemos mais de 20 pedidos de captura por telefone. Os cães são examinados, vacinados, muitos são castrados e ficam disponíveis para adoção”, conta.

No entanto, boa parte dos bichinhos não são moradores de rua, mas estão “a passeio porque os donos têm o costume de soltar para darem uma voltinha” – são os semi-domiciliados. Zaniolo reforça que isso é errado. “Por mais que em casa eles sejam dóceis, podem se manifestar na rua com agressividade ou ainda causar acidentes de trânsito. Também sujam as ruas e numa cidade turística como a nossa, causa uma imagem negativa. Todo proprietário tem a obrigação de manter os cães fechados no jardim”, enfatiza.

Outra preocupação é com relação à vacinação contra a Raiva. “No interior temos notificação de casos de Raiva em Herbívoros, ou seja, de grandes animais como vacas e cavalos. Não podemos deixar que a doença se manifeste nos bichos de estimação, por isso efetuamos a vacinação nos capturados”, indica.

Procedimentos

O Centro de Controle de Zoonoses atua a partir de uma lista de prioridades, conforme aponta o veterinário. “Primeiramente cuidamos dos animais abandonados e agressivos. Em seguida, a atenção é para denúncias de cães que agrediram pessoas. Nossa terceira prioridade é em relação aos semi-domiciliados e, em parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, promovemos também a vacinação contra a raiva”.

Adote!

O Canil Municipal tem espaço para abrigar 25 animais, que são disponibilizados para adoção e doados às famílias interessadas durante feiras públicas nas praças. Quem quer adotar um animal de estimação, pode entrar em contato pelo (42) 3916-2168. É preciso apresentar RG e comprovante de residência em Tibagi. Os novos donos recebem carteirinha de identificação do cachorro e de vacinação.

Denúncias de maus-tratos a animais de estimação devem ser feitas na Delegacia de Polícia, por se tratarem de crimes ambientais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário