Fonte: Folha de São Paulo, 27/03/2011
Houve um tempo em que Cássio Xavier de Mendonça Júnior sempre conversava no mercado com desconhecidos que punham ovos identificados como "light" no carrinho.
"Se vocês querem comprar esses ovos e pagar mais caro por eles, tudo bem, mas essa redução de colesterol informada não existe", costumava dizer, há cerca de dez anos.
Cássio sabia do que estava falando. Paulistano formado em medicina veterinária pela USP em 1965, ele foi professor titular da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da universidade e diretor da instituição entre 2003 e 2007.
Como seu pai tivera uma granja em Cabreúva (SP), Cássio acabou se interessando por aves e estudou o tema.
Fez uma série de experimentos com relação à redução do colesterol nos ovos e sabia que o que era vendido no supermercado não passava de propaganda enganosa.
Ele fez toda a carreira na USP: mestrado, doutorado e livre-docência. Nos anos 80, fez pós-doutorado nos EUA.
Ultimamente, estudava uma forma de enriquecer os ovos com nutrientes.
Era um comediante nato, segundo a família, e chamava as galinhas que pesquisava de "minhas meninas".
Lecionou até o ano passado. Há 11 anos, teve um câncer, que retornou. No hospital, queria saber da contratação de Luis Fabiano pelo São Paulo, seu time do coração.
Na segunda, um dia após completar 69 anos, ele morreu. Deixa a companheira, Márcia, três filhos, do primeiro casamento, e três netos.
A missa do sétimo dia será hoje, às 18h, na paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Moema, São Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário