Pesquisa no Blog

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Secretaria vai duplicar equipe de vacinação contra brucelose


Até o momento, já foram visitadas 82 propriedades e vacinados 366 animais

Barra Mansa

Desde a segunda quinzena do mês de setembro, duas equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural percorrem as propriedades rurais. Até o momento, eles já visitaram 82 e vacinaram 366 animais. Para intensificar a visita, a secretaria vai duplicar a equipe de trabalho para que vacinem 1,2 mil fêmeas com idades de 3 a 8 meses, das 225 propriedades rurais da cidade, até 30 de outubro - prazo previsto para o término da campanha.
De acordo com o coordenador de Desenvolvimento Rural, Luís Antônio Ferreira Lima, a expectativa é a de vacinar todo o rebanho de fêmeas, mas ele acredita que se a secretaria alcançar 80% desse número já será um bom resultado. 

- Os grandes produtores rurais da cidade mantêm seu gado vacinado contra a brucelose e outras doenças. Eles têm um veterinário que cuida dos animais e controlam o cartão de vacina. Por isso, se atingirmos essa porcentagem, vamos ter vacinado um bom número de animais - disse.

- Em todas as campanhas temos alcançado bons resultados. Para se ter uma ideia, em 2009, nas duas etapas realizadas, atendemos a 263 propriedades, vacinamos 2.632 animais, beneficiando 196 produtores. Já na primeira etapa da campanha deste ano vacinamos 1.179 animais - acrescentou.

A campanha de vacinação é promovida todo ano em duas etapas, nos meses de março e setembro, em parceria com a Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) Rio, o Núcleo de Defesa Agropecuária da Seappa (Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento), as cooperativas agropecuárias de Barra Mansa e do distrito de Nossa Senhora do Amparo. De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Cláudio Meirelles, o objetivo da campanha é ter o rebanho imunizado contra a brucelose e melhorar sua qualidade.

- Há mais de dez anos estamos conscientizando os produtores e imunizando o rebanho contra brucelose. Além de contribuir para a erradicação da doença na região, temos um gado vacinado e melhoramos a produção leiteira. A vacinação é uma forma de prevenção e, por isso, a campanha se faz importante. Nosso objetivo é erradicar a doença - falou.

O prefeito Zé Renato (PMDB) comentou a importância da campanha: - É importante que os produtores mantenham o gado vacinado e dentro das normas sanitárias do Ministério da Agricultura. Com essa campanha, a prefeitura visa contribuir para melhorar o padrão de qualidade do leite produzido e do rebanho do município que, hoje, é de 32 mil animais. A vacinação é importante porque reduz a prevalência da doença, a qual traz sérios prejuízos para o produtor, que tem sua produção de leite e de carne reduzida. A melhor maneira de evitar isso é realizar a prevenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário