Pesquisa no Blog

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Rebanho da Paraíba deve ser vacinado contra aftosa neste mês



Mais de 1,3 milhão de bois e búfalos da Paraíba deverão ser vacinados contra a febre aftosa na segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação, que começa nessa sexta-feira, 1º de outubro, e segue até o dia 31. “A imunização contribui para melhorar a classificação da Paraíba no cenário nacional, de área de médio risco para a aftosa a área livre da doença com vacinação”, ressalta o chefe do Serviço de Inspeção e Saúde Animal (Sisa) da Superintendência Federal de Agricultura do estado, Antonio Hybernon.

A Paraíba tem quase 77 mil propriedades rurais cadastradas na atividade pecuária. Na primeira etapa da campanha, em abril, 83% dos animais foram vacinados. “A maior dificuldade está nas áreas de divisa com Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará”, afirma o chefe do Sisa.

A maior parte do gado criado na Paraíba é destinada ao corte e se concentra na região do Brejo. A produção leiteira está localizada no sertão. Após vacinar os animais, o proprietário deve levar o comprovante a um dos 127 Escritórios de Apoio Comunitário (EAC) ou em uma das 27 Unidades Locais de Sanidade Animal e Vegetal (ULSAVs). O prazo é de 10 dias após o término da etapa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário