Pesquisa no Blog

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Pesquisa investiga aftosa em RO


Seis propriedades de Ariquemes foram sorteadas e fazem parte de um programa que pretende identificar a circulação do vírus da febre aftosa em Rondônia. O estudo é coordenado pela Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron) a pedido do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O Diário acompanhou a fiscalização em uma das fazendas sorteadas. Ao todo, 30 bezerros entre seis e 12 meses foram identificados e tiveram sangue coletado. As amostras serão encaminhadas para um laboratório especializado.

O resultado da pesquisa vai mostrar se os animais selecionados estão doentes ou tiveram contato com o vírus. “Pelo exame de sangue poderemos saber o diagnóstico preciso sobre a situação de cada um dos animais, pois eles podem ter tido contato com o vírus, mas não chegaram a desenvolver a doença”, explica o veterinário da Idaron Murilo Freitas.

Monitoramento

O Estudo de Circulação Viral deve ser concluído antes do final do ano. Até lá, os animais selecionados, nas fazendas sorteadas, vão ser monitorados periodicamente. “Essa monitoria é necessária para verificar se os animais estão desenvolvendo a doença”, explica o técnico da Idaron Olinto Gomes Menezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário