Tradução do comunicado enviado pelo ORCID (texto original em inglês)
Editores exigirão identificadores ORCID para os autores
Um grupo de sete editores anunciou hoje que, durante 2016, eles começarão a exigir dos autores o uso do identificador ORCID (iD) no processo de publicação. A American Geophysical Union (AGU), eLife, EMBO, Hindawi, o Institute of Electrical & Electronics Engineers (IEEE), e o Public Library of Science (PLoS) se unirão a Royal Society - que já (a partir de 1 de janeiro de 2016) exige de seus autores a inclusão de seus IDs na submissão.
IDS ORCID são identificadores únicos para os pesquisadores. O uso do iD ORCID garante que os pesquisadores possam ser fácil e corretamente conectados com suas atividades de pesquisa, saídas e afiliações. Mais de 200 plataformas de pesquisa e de fluxos de trabalho coletam e conectam IDs dos pesquisadores à aplicação de concessão e sistemas de publicação, sistemas de gerenciamento de associação, e o sistema CRIS universitário e outros sistemas de informação de pesquisa.
Mais de 1,8 milhões de pesquisadores em todo o mundo se registaram para um ID, eles entenderão a importância do identificador digital na divulgação de suas pesquisas e na redução do trabalho para geração de relatórios de produção. Algumas agências de financiamento de pesquisa começaram a exigir um iD do ORCID como parte do processo de solicitação de apoio à pesquisa e, de acordo com uma pesquisa, alguns editores passaram também a solicitar um identificador digital (ORCID).
De acordo com Mark Patterson, diretor executivo da eLife, uma das três organizações originais por trás dessa iniciativa: "Há uma necessidade urgente de melhorar o modo como os pesquisadores são avaliados. O ORCID ajuda nesse sentido, fornecendo uma identificação única para o indivíduo, o que torna mais fácil o reconhecimento dos pesquisadores por todas as suas contribuições à pesquisa. eLife está muito feliz por fazer parte desta iniciativa que visa incentivar a adoção mais ampla de um identificador ORCID. "
Veronique Kiermer, editora executiva da PLOS, além de outras organizações, acrescenta: ". PLOS está empenhada em fornecer o devido crédito a todos os pesquisadores que contribuem para o trabalho que publicamos e vemos o ORCID como um meio essencial para alcançar este objetivo" . Já Stuart Taylor , diretor de publicação na Royal Society - a terceira organização - diz: "Nós reconhecemos o grande valor potencial do ORCID para o sistema de pesquisa. Acreditamos que os editores têm um papel fundamental na promoção de sistemas que fornecem suporte para pesquisadores e para a ciência. "
Laure Haak, diretora executiva da ORCID, também parabenizou esta iniciativa: "Esta ação por editores irá ajudar a melhorar a descoberta - e, finalmente, o reconhecimento - dos pesquisadores, e também significa que os editores utilizarão práticas melhores para a implementação do ORCID: uma vitória para todos."
Nenhum comentário:
Postar um comentário