Pesquisa no Blog

sábado, 31 de julho de 2010

EVENTO: Zooterapia em Pirassununga: Datas alteradas!

Por: Redação Agência USP de Notícias


Foram prorrogadas, até 20 de agosto, as inscrições para a terceira edição do Curso de atividade, educação e terapia assistida por animais, oferecido pelo Departamento de Nutrição e Produção Animal (VNP) da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP, em Pirassununga. O curso, inicialmente agendado para acontecer neste final de semana, foi transferido para os dias 4 e 5 de setembro.

sexta-feira, 30 de julho de 2010

III Encontro de Turmas da FMVZ USP

Por:

Felipe Rocha - CMRN
José Felix Daud - AEXA

Data: 11/09/2010
Local: Campus de Pirassununga-SP



O Centro Acadêmico Moacyr Rossi Nilson e a Associação dos ex-alunos da FMVZ USP convidam para o III Encontro de Turmas da FMVZ USP, com o intuito de relembrar e criar novas histórias, mantendo viva a Escola, homenageando-a com a presença de todos.

No III Encontro de Turmas, que será no dia 11 de setembro de 2010, no espaço de eventos do Campus da USP, em Pirassununga, haverá a comemoração dos 75 anos do Centro Acadêmico “Moacyr Rossi Nilsson” e a 1º Assembléia Ordinária da Associação de ex-alunos, após sua reestruturação, onde apresentarão o planejamento de 2011.

NOTÍCIA: CFMV solicita a Anvisa revisão de portaria para garantir uso de anestésicos especiais na medicina veterinária

Assessoria de Comunicação CFMV

Fonte: http://www.cfmv.org.br/portal/destaque.php?cod=327

Os Médicos Veterinários que trabalham com anestesia animal encontram dificuldades para adquirir, transportar e armazenar medicamentos como anestésicos, analgésicos e substâncias de ação tranquilizante, registrados para uso humano, os quais também são utilizados para tratamentos em animais. Com a preocupação de garantir o exercício da profissão, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) solicitou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) uma proposta de alteração na Portaria 344/1998 para que os profissionais possam acessar os produtos com segurança, e assim, poder garantir o bem–estar dos animais, evitando que sintam dor.

terça-feira, 27 de julho de 2010

NOTÍCIA: FMVZ estuda opção a antibióticos em ração de leitões

Por Valéria Dias

Fonte: http://www.usp.br/agen/?p=29103

Na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP, uma pesquisa constatou que o uso de probióticos na ração de leitões pode ser uma boa alternativa ao uso de antibióticos (medicamentos adicionados na alimentação de animais como um promotor de crescimento, visando o combate a infecções).

segunda-feira, 26 de julho de 2010

NOTÍCIA: Corpo e alma sãos

por Angélica Sales
Fonte: http://blogs.estadao.com.br/revista/

Mais do que uma opção de lazer, os passeios e atividades ao ar livre com os cães fazem bem para o corpo e a alma desses animais. “É da natureza do cachorro viver na natureza. O fato de ser domesticado e viver em um apartamento, por exemplo, não elimina a necessidade que ele tem de correr, marcar território e farejar”, explica o etólogo (especialista em comportamento animal) César Ades, professor titular do Instituto de Psicologia da USP e diretor do Instituto de Estudos Avançados (IEA).

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Funcionários da Biblioteca como tutores e monitores de curso à distância

Funcionários da Biblioteca participaram como Monitores e Tutores do primeiro curso à distância da metodologia LILACS da Bireme. O curso foi dado à instituições cooperantes da Bireme que farão o trabalho de indexação de títulos de revistas. A Biblioteca da FMVZ/USP por ser coordenadora da Biblioteca Virtual em Medicina Veterinária e Zootecnia (BVS-Vet: www.bvs-vet.org.br) e da Rede Brasileira de Bibliotecas da área de Medicina Veterinária e Zootecnia (ReBAV), pode capacitar nesse treinamento seis bibliotecários de diversos locais do país.

Leia a matéria completa na Newsletter BVS:

Realizado o primeiro curso à distância sobre a metodologia LILACS: A modalidade de curso à distância é cada vez mais utilizada pelo Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME/OPAS/OMS) como parte do Programa de Educação Permanente da rede Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). De 3 a 28 de maio de 2010 foi realizado o primeiro Curso de Metodologia LILACS à distância, tendo como público-alvo bibliotecários da rede LILACS Brasil e daBVS Brasil.
Link da notícia: http://espacio.bvsalud.org/boletim.php?articleId=06123048201008

terça-feira, 20 de julho de 2010

Thomson Reuters lança EndNote X4

A Thomson Reuters lançou no final de Junho a nova versão do seu software de gerenciamento de referências, EndNote. A nova versão chamada de X4 vem com muitas novidades, das quais destacamos a possibilidade de importação direta de arquivos PDF em lote, e aqueles que possuírem metadados trarão os dados principais preenchidos automaticamente.


 
Além disso a integração com o EndNote Web foi melhorada e a barra Cite While You Write ganhou novos recursos, adaptados ao Microsoft Word 2010.

Para conferir todas essas novidades faça um teste do software baixando-o no endereço: http://www.endnote.com/endemo.asp. http://www.endnote.com/

NOTÍCIA: EDUSP lança livro de Bioestatística


O ensino de Estatística sempre foi um desafio para os docentes da área de biológicas. Por conta disto a EDUSP acaba de lançar o livro Bioestatística em Outras Palavras, de Júlio César Rodrigues Pereira, professor da Faculdade de Saúde Pública (USP). A obra "enfoca a aplicação de estatística às ciências biológicas e da saúde, nas quais é essencial ao planejamento, coleta, avaliação e interpretação de dados obtidos em pesquisas. A estatística utiliza teorias probabilísticas para explicar a frequência da ocorrência de eventos".

Leia a notícia completa em:
Bioestatística em outras palavras

20/7/2010 - Por Alex Sander Alcântara
Agência FAPESP

NOTÍCIA: Confira a nova edição do boletim "Socioeconomia e Ciência Animal"

Já está disponível a 23ª edição do boletim eletrônico Socioeconomia e Ciência Animal, desenvolvido pelo Laboratório de Análises Econômicas e Ciência Animal (LAE) da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP, no campus da USP em Pirassununga.

A suinocultura está em evidência nesta edição do boletim, com destaque para o quinto e último artigo da série “Agropecuária e desenvolvimento sustentável”: Cintia Kaminishikawahara e Prof. Dr. Paulo Mazza discutem a sustentabilidade na produção de suínos.

Confira essa e outras edições neste link: http://tinyurl.com/2bj38mh

Mais informaçoes: (19) 3565-4300, site http://lae.fmvz.usp.br

segunda-feira, 19 de julho de 2010

NOTÍCIA: Terapias alternativas para animais

Acupuntura, por exemplo, já faz parte do universo dos animais estimação. Gasto médio mensal dos brasileiros com bichos é de R$ 350

Por: ivacloliveira@metrojornal.com.br

Fonte: http://www.readmetro.com/show/en/MetroSaoPaulo/20100716/1/22/

Os animais de estimação contam com tratamentos e cuidados que há alguns anos eram reservados apenas aos humanos, como a medicina chinesa.

EVENTO: Seminário "Avaliação do andamento do Programa Nacional de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberculose"

e Lançamento da publicação "Situação da brucelose no Brasil", da revista Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, 2009, v.61, SUPL 1.

Fonte: VPS - FMVZ/USP

Data: 11 de agosto de 2010, entrada franca

Local: Anfieatro Altino Antunes, FMVZ/USP. Av. Prof. Dr. Orlando Marques de Paiva, 87 - Cid. Universitária, SP

Reservas: pncebt@vps.fmvz.usp.br

NOTÍCIA: Os muitos destinos do muco de escargot

Pesquisadores da USP desenvolvem antibacteriano com base na substância e já estudam novas utilidades, como a produção de perfumes

Bruna Bessi, iG São Paulo | 18/07/2010 05:45

Fonte: http://economia.ig.com.br/inovacao/os+muitos+destinos+do+muco+de+escargot/n1237721212937.html

Em 2000, pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) iniciaram estudos sobre a Achatina spp, uma das espécies do escargot. Durante as experiências, um pesquisador feriu-se. Os profissionais aproveitaram o incidente para testar a capacidade de cicatrização do muco do animal, passando-o em parte do ferimento e obtendo bons resultados. Neste ano, uma década depois do ocorrido, em uma nova pesquisa, Maria de Fátima Martins, coordenadora do estudo, aplicou o muco nas mamas das vacas antes e depois da ordenha. A constatação foi de que, além de cicatrizante, a substância também elimina agentes infecciosos e é hidratante, já que contém alantoína, uma proteína regeneradora de células da pele. Pode parecer estranho e até mesmo causar repulsa, mas há muita utilidade no muco do escargot.















Foto: Getty Images

No exterior, o muco de escargot já é utilizado para fins como a produção de xaropes

O estudo atual, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), foi realizado pelo veterinário Eugênio Yokoya e coordenado pela pesquisadora. Como o muco estudado consegue combater principalmente as bactérias dos gêneros Micrococcus sp e Staphylococcus sp, principais causadoras da doença denominada mastite (inflamação na glândula mamária), houve a decisão de aplicá-lo nas mamas das vacas.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

NOTÍCIA: Zooterapia melhora qualidade de vida de idosos em asilo

A zooterapia, tratamento de pessoas por meio de animais, traz benefícios significativos na melhoria da qualidade de vida de idosos institucionalizados. O contato com animais como cães, peixes, tartarugas, pássaros e até escargots vem proporcionando um aumento da afetividade, do ânimo e da socialização dessas pessoas, como mostra o projeto implantado pela professora Maria de Fátima Martins, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP.

O projeto “Desenvolvendo a afetividade de idosos institucionalizados através dos animais” existe desde 2006 e tem repercutido positivamente na saúde dos idosos. A cada 15 dias, um grupo de 5 ou 6 alunos de graduação e pós-graduação, tanto da USP como de outras instituições de ensino, realiza uma visita aos idosos internados no asilo São Vicente de Paula, em Pirassununga, levando os animais para interagirem com as pessoas. A instituição acolhe cerca de 31 idosos, entre homens e mulheres.










Aumento da socialização dos idosos é um dos benefícios da terapia com animais

Iniciando as atividades

Olá pessoal!

Esta é a primeira postagem do Blog da Biblioteca da Veterinária.

Nesse espaço traremos notícias, links interessantes, artigos, além de informações sobre nossos serviços.

Esperamos sua companhia e participação nesse novo canal de comunicação da Biblioteca.

Grande abraço,

Biblioteca Virginie Buff D'Ápice - FMVZ/USP
www.fmvz.usp.br/biblioteca
bibliotecafmvzusp.blogspot.com