Pesquisa no Blog

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Conheça um enorme hospital veterinário

Por: Flora

Fonte: Época SP


Por fora, o enorme complexo parece um bom hospital convencional. Placas indicam setores de “dermatologia”, “cardiologia”, “cirurgia” e “odontologia”. Nos corredores pintados de verde claro, médicos de jaleco e funcionários uniformizados andam apressados. E os rostos das pessoas nas salas de espera transparecem preocupação e ansiedade por notícias, como costuma ocorrer em hospitais “de gente”. Mas de vez em quando, um latido ou mugido vindo de uma das salas de atendimento lembram o observador desatento que os pacientes ali são animais.

O hospital veterinário da USP completará em 2011 trinta anos de existência. Por lá, passam bichos de todo tipo: vacas, cavalos, porcos, ovelhas, passarinhos, roedores e, como não poderia deixar de ser, gatos e cães, totalizando 45 mil atendimentos por ano. Enquanto os pets de pequeno porte são geralmente de moradores do entorno da USP, muitos dos grandes chegam ali vindos de sítios, fazendas e hípicas do interior – e, em alguns casos, de outros estados.




















A procura tão grande pelo hospital tem uma explicação óbvia: ele é ótimo. Reúne serviços de cinco departamentos da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP com o objetivo de atender casos de interesse didático e científico. Na prática, isso significa que o hospital conta com profissionais qualificados, professores e estudantes da USP, e que os equipamentos são de primeira linha, adquiridos por meio de programas de incentivo à pesquisa. “Apenas com os recursos do hospital, não poderíamos ter equipamentos tão modernos”, explica Luís Cláudio Lopes Correia da Silva, diretor do hospital.






















Além de bons equipamentos, a equipe do hospital oferece um atendimento atencioso. “O pessoal é super dedicado com a gente e com o animal”, diz a tradut ora Alorice Oliveira. Ela conta que outro dia caiu no choro ao se dar conta que a cadela Tina, de 13 anos, já franzina em virtude da idade e de uma diabetes, está em seus últimos dias. “Em pouco tempo, diversas enfermeiras vieram me consolar”, conta.















A equipe também guarda boas histórias. Há médicos de pacientes obesos que ligam para Luis Cláudio querendo saber se a máquina de tomografia dali é maior que o convencional, para que seus pacientes possam realizar o exame com mais conforto. Rindo, ele explica que a máquina usada ali veio do hospital (humano) da USP, e possui o tamanho padrão.
















Para conseguir cada vez mais finais felizes para os animais, o hospital passa por aprimoramentos estruturais. Em breve, haverá uma esteira de grande porte para examinar equinos e bovinos. Outra novidade é que no ano que vem, o agendamento de consultas para pets com problemas simples passará a ser por telefone, agilizando assim a triagem dos novos casos. “O hospital é ótimo, mais ainda temos muito trabalho pela frente”, diz o diretor, em voz baixa. A precaução é justificada, pois uma vez Luis Cláudio fez este comentário a um colega na sala de espera, e uma senhora que aguardava o atendimento de seu cão no local ficou revoltada, apontou o dedo para o rosto do diretor e disse “Não senhor! Esse hospital já é ótimo!”

















































Vá lá:
Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo
Av. Prof. Dr. Orlando Marques de Paiva, Cidade Universitária .Horário para atendimento de novos casos: de segunda a sexta, das 8h às 13h. Mais informações nos tels. 3091-1248 / 3091-1364 ou no site do hospital.


Um comentário:

  1. parabenssss,e uma maravilha saber que podemos contar com este serviço,que cuida de nossos animais com amor,carinho,sei que e dificil,hoje estive ai,marcando consulta pra minha cachorrinha,precisa de cirurgia de catarata,mais so consigui pra 18/07/011,por causa da procura,depois ainda terei de marcar um exame de eletromiografia,pra ver se nao danificou o nervo,entao o tempo passa e a preocupaçao dela ficar cega nao haver mais tempo,estou pedindo um socorro,pois nao suportaria,ela e nova tem 5 anos,trabalho com o prof dr SAMI ARAP muito renomado na urologia formado pela USP,sendo diretor por muitos anos no HC, e sei como funciona,muita gente,ai muitos cachorros,mais estou deseperada,me ajudem,a bençao do senhor JESUS esteja com vcs,e sei que esta pelo AMOR PELOS NOSSOS ANIMAIS,AMEM
    grata ANGELA 73373027 angela19579@hotmail.com

    ResponderExcluir