fonte: Globo Rural
Veterinários e zootecnistas percorrem o sertão de Alagoas a bordo de um bode móvel, um micro-ônibus equipado com um pequeno laboratório. Essa é uma oportunidade para o criador verificar a saúde dos rebanhos de ovelhas e cabras.
O ônibus-laboratório cruza as estradas de terra no alto sertão alagoano. O destino é o povoado em Delmiro Gouveia. Os passageiros são médicos veterinários e zootecnistas. Os profissionais foram ao lugar para difundir conhecimento.
Como alunos aplicados, pequenos criadores de cabras e ovelhas da região ouvem as explicações. O assunto preocupa os criadores. São as verminoses, problema que atinge oito em cada dez animais. A melhor maneira de prevenir é fazer o manejo sanitário, orientam os especialistas.
“É fundamental e são práticas simples como limpeza e separação dos animais por faixa etária”, explicou o zootecnista Marcos Machado.
No campo, o criador Aderito Benício se prepara para a aula prática. Ele vai aprender a coletar amostras de fezes para saber se o rebanho está com verminose. Luvas são usadas para embalar o material coletado, que não deve ter contato com o ambiente externo.
“Não é difícil não. Qualquer pessoa que tem uma inteligenciazinha faz. Dá muito bem pra fazer”, avaliou seu Aderito.
As amostras fecais são analisadas no laboratório montado dentro do micro-ônibus. O trabalho é dividido entre uma zootecnista e uma médica veterinária.
“Quando a gente vem uma quantidade até 500 ovos, a gente não precisa vermifugar. Acima disso, temos de entrar com medicação e vermifugação. O interesse maior fazendo esse controle é que a verminose não se prolifere pelo rebanho”, explicou a veterinária Aline Melo da Silva.
Por causa do trabalho em benefício das cabras e ovelhas o ônibus ganhou o apelido de Bode Móvel. As ações são conduzidas por uma cooperativa de agricultores familiares e faz parte do Programa Bioma, uma iniciativa que conta com a parceria de instituições financeiras e agentes governamentais.
O Bode Móvel deve percorrer, nas próximas semanas, a zona rural de todos os municípios que fazem parte do alto sertão de Alagoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário