Pesquisa no Blog

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

USP unifica empréstimo em suas bibliotecas

6/10/2010

Agência FAPESP – O Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) da Universidade de São Paulo (USP) se tornará mais integrado. O motivo é que o Conselho Universitário da universidade anunciou, no dia 4, a consolidação da política de empréstimo unificado do acervo.

A política permitirá que membros de uma unidade da USP realizem empréstimos normalmente em qualquer biblioteca da universidade. Até então, para unidades diferentes, o usuário precisava solicitar um empréstimo entre bibliotecas, o que limitava o uso.
De acordo com a diretora técnica do SIBi, professora Sueli Mara Soares Pinto Ferreira, a iniciativa vai ao encontro das demandas atuais de alunos e pesquisadores, trabalhando cada vez mais dentro de um contexto de transdisciplinaridade.

“A sistemática representa uma otimização dos recursos das bibliotecas, cujos acervos estarão disponíveis a mais usuários. Aluno USP é aluno USP em qualquer campus ou unidade”, disse ao USP Online.

Com o empréstimo unificado, as bibliotecas terão um regimento único e aplicarão processos, rotinas e prazos idênticos. A interface web agora também é a mesma, feita em parceria com o Departamento de Informática para utilização dos bancos de dados corporativos, que mantêm informações atualizadas sobre cada membro da comunidade universitária.

A política de integração está sendo implementada e estará disponível para todos os usuários e unidades a partir do próximo semestre. Para os próximo anos, o SIBi planeja ainda adotar o autoempréstimo, modelo que já é utilizado em diversas bibliotecas no Brasil e no exterior.

A USP também anunciou que sua Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) passa a ter novas funcionalidades e navegação em quatro idiomas: português, inglês, francês e espanhol.

Segundo o professor Caetano Traina Júnior, diretor do Centro de Informática de São Carlos da USP, que desenvolveu a nova versão da biblioteca digital, o serviço já vinha sendo bastante acessado por usuários de outros países, como Portugal, Suíça, Estados Unidos e Peru, e a navegação em quatro idiomas deverá intensificar a procura, tornando a pesquisa mais confortável.

Mais informações: www.teses.usp.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário