Pesquisa no Blog

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Prefeitura vai instalar chip em 480 mil cachorros e gatos

Fonte: Destak
Equipamento terá informações como sexo, idade, vacinas e castração; objetivo é controle dos animais


O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da prefeitura vai instalar, nos próximos dois anos, microchips de identificação em 480 mil cães e gatos. A meta é aplicar 20 mil chips por mês. No equipamento, haverá informações como sexo, idade, histórico de vacinas, dados do proprietário e castração.

Antes, apenas os animais que chegavam ao CCZ recebiam o chip. Os locais da cidade que receberão os chips primeiro ainda não foram escolhidos. Segundo a veterinária da instituição Tamara Leite Cortez, o objetivo é ter controle sobre a população de animais da cidade, estimada em 3 milhões, e evitar a proliferação de doenças como febre maculosa. De acordo com ela, a tecnologia pode prevenir maus-tratos e abandono, já que o dono do animal pode ser identificado pelo chip. A multa em caso de negligência pode chegar a R$ 500 mil.

Do tamanho de um grão de arroz, o microchip é implantado entre as escápulas (ossos das costas). O procedimento é simples e indolor. Uma seringa introduz o chip sob a pele do animal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário