Pesquisa no Blog

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

THOR - Projeto de Tratamento e Higienização de Obras Raras


Com o Edital de Preservação de Acervos e Patrimônio Cultural, lançado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, a Biblioteca Virginie Buff D´Ápice da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo - FMVZ/USP criou uma sala especial, com aquisição de móveis e equipamentos, também, higienizou e restaurou 701 obras raras e especiais, com a finalidade de preservação do acervo da memória institucional e da medicina veterinária.

Este acervo, com aproximadamente 1000 itens documentais, constituiu-se ao longo dos 78 anos da existência da faculdade e contem obras datadas a partir de 1824 que possuem características de raras ou que tenham valor histórico para a instituição e/ou para a área.



Placa indicativa do Projeto

A sala foi projetada na entrada da biblioteca para que os usuários possam ter fácil acesso a essas informações, representadas por livros antigos, raros e especiais, documentos textuais e fotografias.


Entrada da sala de obras raras e especiais

O projeto definiu uma sala de 20,30 m², com iluminação pensada para permitir a consulta dos livros por parte dos usuários, mas não causar danos aos materiais. O forro foi refeito com gesso rebaixado para permitir a perfeita instalação das luminárias. Instalou-se sistema de climatização recomendado para a metragem da sala, que pode ser ajustado permitindo que o acervo seja mantido em condições ideais, sem oscilações de temperatura. A sala conta, ainda, com desumidificador que fará o controle da umidade do ar e termo higrômetro que indicará se a temperatura e a umidade estão adequadas ao acervo.

Um sistema de combate a incêndio composto por detectores de calor e de fumaça, ligados a uma central de controle que aciona alarmes posicionados de tal forma que possam ser ouvidos pela segurança, também foi instalado. Além disso, dois extintores de incêndio, próprios para este tipo de material, ficam em lugares estratégicos para qualquer eventualidade.

Acervo de obras raras e especiais

Sala equipada com sistema de combate ao incêndio, 
iluminação especial e climatização


Entre higienização e restauro, 701 obras foram tratadas com o objetivo de salvaguardar as informações nelas contidas, mantendo-se sua originalidade. Muitos desses materiais estavam em péssimo estado devido ao grande uso e a ação do tempo, apresentando acidez excessiva do papel, perda de suporte, furos de pragas, rasgos, encadernação desmontando, páginas onduladas, sujidade, etc.

Faelli, F. Razze bovine, equine, suine, ovine, caprine. 2 ed. Milano, Ulrico Hoepli, 1917. 512 p.


A primeira etapa realizada foi a higienização, quando, então, foi avaliado o real estado da obra, seguido de tratamento da acidez, restauro das folhas, re-encadernação e acondicionamento.

O principal benefício que o projeto trouxe para a biblioteca, para a FMVZ e para a sociedade foi a preservação dos materiais, proporcionando o acesso rápido a essas informações e, consequentemente, a preservação da memória, essencial para a instituição pois retrata não só suas atividades, mas a época em que está inserida, constituindo sua reputação e perpetuação.

Clique aqui para a galeria de fotos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário