Pesquisa no Blog

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Embrapa traduz para português publicações da FAO

fonte: EMBRAPA

Os temas são a situação mundial e o Plano de Ação sobre recursos genéticos animais.


Brasília, 24 de janeiro de 2011 – O Brasil e os países de língua portuguesa, especialmente os da África, vão poder contar com duas publicações da Organização das Nações Unidas sobre Agricultura e Alimentação – FAO sobre a situação mundial dos recursos genéticos animais de importância para agricultura e alimentação, que foram traduzidas para o português pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 45 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa e serão disponibilizadas para as instituições brasileiras que atuam nessa área, para Portugal e para todos os países africanos de língua portuguesa.

As publicações, intituladas “Plano de Ação Mundial para os Recursos Genéticos Animais e Declaração de Interlaken” e “Situação Mundial dos Recursos Genéticos Animais para Agricultura e Alimentação – versão resumida” são resultantes da Conferência Técnica Internacional sobre Recursos Genéticos Animais que a FAO promoveu na cidade de Interlaken, na Suíça, em 2007, que reuniu todos os países membros da Comissão de Recursos Genéticos para Alimentação, incluindo o Brasil.

Primeiramente, essa publicação foi editada pela FAO apenas em inglês. Depois, foi traduzida para os quatro idiomas oficiais das Nações Unidas (espanhol, francês, árabe e chinês).

Diante da importância do documento, que apresenta o plano de ação mundial da FAO para a conservação de recursos genéticos animais de importância para a alimentação, aquele organismo internacional solicitou ao Coordenador de Recursos Genéticos Animais do Brasil junto à FAO, o pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Arthur Mariante, que providenciasse a tradução das duas publicações para português, sendo uma delas em versão resumida para reduzir custos, e torná-las acessíveis a todos os países de língua portuguesa, especialmente os da África.

Segundo Mariante, esse é o primeiro Plano de Ação Mundial para Recursos Genéticos Animais e compreende 23 prioridades estratégicas com o objetivo de combater a erosão da diversidade genética animal e utilizar, de forma sustentável, os recursos genéticos.

O Plano de Ação Mundial contou com a participação de 169 países, que estiveram presentes à Conferência de Interlaken. O evento gerou também uma Declaração, por meio da qual, os países confirmaram responsabilidades comuns e individuais em relação à conservação e uso sustentável de recursos genéticos animais para a alimentação e agricultura.

Segundo o pesquisador, esses documentos selam o compromisso dos países em envidarem esforços que garantam a conservação e o uso sustentável de recursos genéticos animais. Além de garantir recursos financeiros para os projetos de conservação animal, os governos dos países participantes também se comprometeram a dar apoio a criadores e pesquisadores trabalhando na área de conservação animal, que são guardiões de boa parte da diversidade de recursos genéticos animais.

Os documentos deixam claro que é premente reforçar a capacidade técnica, especialmente nos países em desenvolvimento, além de fortalecer programas e políticas nacionais voltados ao uso sustentável e ao desenvolvimento.

Mariante afirma ainda que as publicações serão disponibilizadas também para todas as Unidades da Embrapa e, em especial, para todos os pesquisadores que fazem parte da Rede de Recursos Genéticos Animais da Plataforma Nacional de Recursos Genéticos da Embrapa, coordenada pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia.

Fernanda Diniz, jornalista/ACE ( )
Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia
Área de Comunicação Empresarial (ACE)
Tel.: (61) 3448-4769 e 3340-3672

Nenhum comentário:

Postar um comentário