Pesquisa no Blog

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Alemanha denuncia 25 empresas que fabricaram ração contaminada com dioxina

fonte: Agência EFE


Berlim, 5 jan (EFE).- Restos de gordura vegetal contaminada com dioxina foram achados em 25 empresas alemãs fabricantes de ração animal, segundo um relatório publicado nesta quarta-feira pela comissão de Agricultura.


Em todo o país foram produzidas até 3 mil toneladas de gordura contaminada com dioxina destinada à fabricação de ração animal.

O escândalo que atingiu a Alemanha nesta semana obrigou o fechamento de mais de mil fazendas em todo o país e o sacrifício de dezenas de milhares de animais.

O Instituto Federal de Avaliação de Riscos emitiu um comunicado no qual assegura que a contaminação com dioxinas na comida para animais "não representa um risco para o consumo humano".

A comissão parlamentar também assegura que em nenhum caso se vendeu ração contaminada fora da Alemanha.

Os deputados alemães respondem assim à Comissão Europeia, que pediu às autoridades alemãs que verificassem se exportaram ovos ou carne contaminada a outros países da União Europeia (UE) A ração foi contaminada por dioxina em uma proporção entre 2% e 10%, conforme o relatório da comissão parlamentar.

O Governo alemão e os estados federados afetados analisam já se existem responsabilidades penais na contaminação com dioxina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário