Pesquisa no Blog

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Unesp Botucatu terá hospital para animais silvestres

fonte: FMVZ UNESP

Liberados recursos para construção de hospital para atendimento de animais silvestres



Em solenidade realizada no dia 1° de dezembro, o secretário de Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo Ricardo Dias Leme assinou o termo de liberação de 2 milhões de reais para a construção de um hospital veterinário inteiramente voltado para o atendimento de animais silvestres.

Os recursos para a construção do novo hospital foram obtidos através do FID - Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos - criado pela Secretaria destinado ao ressarcimento à coletividade dos danos causados ao meio ambiente, ao consumidor, a bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico no âmbito do Estado de São Paulo.

A equipe do Centro de Medicina e Pesquisa de Animais Selvagens (Cempas) da Faculdade Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp, câmpus de Botucatu, sob a coordenação do professor Carlos Teixeira encaminhou um projeto ao FID mostrando a importância do hospital na reconstituição, reparação e preservação da fauna nativa. Os responsáveis pelo Fundo entenderam o valor da iniciativa e destinaram a verba que será utilizada para as obras estruturais do hospital.

Como contrapartida aos recursos do FID, a Unesp vai colaborar com outro montante de quase dois milhões que será utilizado para a compra de mobiliários e aparelhos.

O empreendimento é algo único desse porte no Brasil e vai contar com aparelhos de diagnóstico por imagem, centro cirúrgico, laboratórios, alojamento para estagiários ou residentes, anfiteatro para cem pessoas, cozinha industrial, recintos adequados para várias espécies de animais.

A destinação específica do hospital para animais silvestres deve diminuir o risco de que eles sejam contagiados por doenças típicas de animais domésticos. Além disso, a obra deve ser a primeira a ser construída em área da Fazenda Experimental Lageado, dando início ao projeto de transferir para lá toda a estrutura da FMVZ.

Animais Silvestres

A FMVZ realiza atendimentos e pesquisas sistemáticas com animais silvestres desde 1993. Nos últimos cinco anos foram atendidos mais de cinco mil casos envolvendo animais silvestres. O próprio crescimento da casuística impulsionou as pesquisas.

Criado em 2005, o Cempas ocupa atualmente as antigas instalações do Cevap (Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos). Tendo em vista a diversidade de espécies atendidas, a área não atende mais às necessidades do Cempas.

Por tudo isso, o sentimento do professor Carlos Teixeira é de grande satisfação. “É uma conquista importante que nos mostra que estamos cumprindo nossa missão. A nossa área se desenvolveu muito nos últimos anos e no novo hospital vamos poder atender ainda melhor os animais da nossa fauna”.

A expectativa do professor Teixeira é que as obras tenham início ainda no primeiro semestre de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário