Pesquisa no Blog

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Curso de Medicina Veterinária de Araçatuba passa a ser Faculdade

fonte: UNESP

Decisão do Conselho Universitário corrije distorção que unia áreas distintas



Na última reunião de 2010 do Conselho Universitário (CO), realizada ontem (09/12), no auditório do Instituto de Artes (IA), Câmpus da Barra Funda, os conselheiros aprovaram as autonomias administrativa, acadêmica e financeira do curso de Medicina Veterinária, até então parte da Faculdade de Odontologia (FO), no Câmpus de Araçatuba. O curso de Medicina Veterinária, agora convertido em faculdade, foi criado há duas décadas e oferece 45 vagas por ano.

Segundo o diretor da FO, Pedro Felício Estrada Bernabé, a aprovação corrige uma distorção iniciada com a junção de cursos em áreas de atuações distintas. “Ficava difícil para a direção de um curso na área de ciência da saúde arbitrar sobre temas da ciência agrária, na qual se inclui a Veterinária”, comenta. Nos próximos seis meses, a direção temporária da recém Faculdade de Medicina Veterinária será exercida por Bernabé, até que a transição se consolide. A previsão é que a posse do primeiro diretor ocorra em agosto, junto com a da próxima diretoria da Odontologia.

Essa separação é um anseio antigo de professores, alunos e funcionários. Entre as várias anomalias, o diploma dos formandos em Medicina Veterinária era expedido pela Faculdade de Odontologia. Nas congregações prevaleciam as opiniões da Odontologia, maioria em número de professores e alunos. “Essa medida vai fortalecer os dois cursos”, enfatiza Bernabé. Ele conta que a separação dos cursos foi ocorrendo de forma gradual. Atualmente, cada faculdade já funciona em instalações distintas.

Relações Internacionais

Na mesma reunião o conselho aprovou a criação do curso de doutorado no Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais da Faculdade de Filosofia e Ciências, Câmpus de Marilia. Confirmou, também, a concepção do mestrado profissional no Programa de Pós-gradução em Geografia, da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), de Presidente Prudente. As vagas para esses cursos serão oferecidas já a partir do próximo semestre, assinala a pró-reitora Marilza Vieira Cunha Rudge.

Educação Musical

A sessão do CO foi precedida pela apresentação de cerca de cem alunos do projeto Acorda Toda, formado por crianças selecionadas em ONGs da região da Barra Funda, em conjunto com o Coral Cantoria, um projeto permanente de educação musical pela voz, ambos financiados pela Pró-Reitoria de Extensão Universitária.

Acorda Toda é uma iniciativa do professor Luiz Amato, do IA, que visa desenvolver uma metodologia para o ensino coletivo de instrumentos de cordas, tendo como base as canções do folclore brasileiro. O método é parte da pesquisa de doutorado de Liu Man Ying.

Assessoria de Comunicação e Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário