Pesquisa no Blog

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Nova Plataforma Lattes é lançada na 64ª Reunião Anual da SBPC




A nova Plataforma Lattes foi lançada oficialmente, na segunda-feira (23), durante a Conferência "Ciência, Tecnologia e Inovação como protagonistas do Desenvolvimento Sustentável", proferida pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, na 64ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em São Luís (MA). A nova versão traz funcionalidades que introduzem possibilidades de analisar de forma sistemática as atividades de ciência e tecnologia.


A plataforma conta agora com abas em que a comunidade científica e tecnológica poderá registrar informações sobre inovação, educação e popularização da ciência e tecnologia e patentes e registros, que ganham um módulo específico. Para o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Glaucius Oliva, as informações disponibilizadas neste sistema deixam de ser somente declaratórios e acrescentam o elemento de confiabilidade dos dados.

Para aqueles que vão informar suas inovações, será necessário indicar o CNPJ da empresa onde foi desenvolvido o projeto, entre outras informações. Após preencher os dados, um e-mail será encaminhado ao responsável pela empresa onde ocorreu a colaboração para certificação do projeto. Já na aba Patentes, o pesquisador poderá incluir o número da patente e os todos os dados serão recuperados na base de dados do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Após isso, ao lado da patente indicada, aparecerá o símbolo de certificação deste instituto.

Segundo Glaucius Oliva, em razão da introdução destas mudanças, os critérios de avaliação de projetos do CNPq passam a considerar o mérito científico do projeto; a relevância, originalidade e repercussão da produção científica do proponente; a formação de recursos humanos; a contribuição científica, tecnológica e de inovação incluindo patentes; a inserção internacional da pesquisa; a contribuição em educação e popularização da ciência entre outros quesitos.

Visite a nova Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br

Fonte: CNPq

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Papel eletrônico chegando...


Produção em massa de displays flexíveis de e-paper viabiliza produto barato.
Segundo o site Mashable, a empresa coreana LG vai lançar um display de papel eletrônico (EPD, na sigla em inglês) em abril na Europa.
A tela de EPD terá 6 polegadas, espessura de 0,7 milímetro, resistente a riscos e com resolução de 1024×768. Ao contrário das tecnologias que usam telas rígidas de vidro ou polímero, como tablets e e-readers, o papel eletrônico da LG poderá ser dobrado em até 40 graus do centro.
De acordo com o Extreme Tech, o display usa a tecnologia e-ink, a mesma empregada nos e-readers Kindle e Nook.
A combinação da tela flexível com o e-ink permite um produto barato e de consumo muito baixo de energia.
O site ComputerWorld informou em novembro que tanto a LG como a Samsung lançaram protótipos de displays flexíveis em um evento no Japão. O produto da Samsung usa OLED, uma tecnologia onde os pixels geram luz com uma pequena carga elétrica.
A tecnologia de display flexível pode causar uma mudança radical nos livros e publicações eletrônicas, incluindo jornais e revistas. A tela leve e dobrável pode ser um atrativo para os leitores que ainda preferem publicações impressas.
Com um painel de EPD de tamanho padrão (revista ou tabloide), será mais fácil criar versões digitais das publicações tradicionais.
O lançamento do produto na Europa será um bom laboratório para avaliar o sucesso da tecnologia.

Direito de imagem e texto: Sergio Kulpas
Fonte: [Webinsider]

quinta-feira, 19 de julho de 2012

22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo - 2012



Assim como os livros transformam o mundo, a 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo vai transformar a cidade de São Paulo em agosto.

A Bienal reunirá em um mesmo local as principais editoras, livrarias e distribuidoras do país, que apresentarão para cerca de 800 mil visitantes os mais importantes lançamentos editoriais e oferecerão uma diversidade única de títulos em um espaço total de 60 mil m². 

Além de ser um local para realizar bons negócios, o evento reunirá representantes da cadeia produtiva e criativa do livro como: empresários, jornalistas e escritores do mundo inteiro, a Bienal do Livro de São Paulo atrai um público plural, entre crianças, jovens e adultos devido a sua diversificada programação cultural, que vai agitar os 11 dias do evento, incentivando o gosto pelos livros e pela leitura.




Confira a programação: clique aqui.




Local:
Pavilhão de Exposições do Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1.209 - Santana - CEP 02012-021 São Paulo - SP


Horário de Visitação:
de 09 a 18 de agosto, das 10h às 22h
dia 19 de agosto, das 10h ás 20h, com entrada até às 18h
De 9 a 19 de Agosto de 2012

quinta-feira, 12 de julho de 2012

IVIS - Serviço de Informação Internacional Veterinária


O IVIS é um recurso de informação profissional reservado aos médicos veterinários, pessoal de apoio veterinário, estudantes, veterinários, zootecnistas e de saúde e profissionais. Possui atualmente mais 1.600 capítulos de livros e artigosO registro é gratuito!

Para realizar o cadastro e acessar o IVIS - Clique aqui

Curso online: buscas avançadas com o Google

O Google abriu inscrições para o curso online "Buscas avançadas com o Google", com o propósito de formar usuários avançados de seu mecanismo de pesquisas. O curso será gratuito e disponível para qualquer usuário com conta no Google. Haverá seis aulas de 50 minutos, nos dias 10, 11, 12, 17, 18 e 19 de julho, para ensinar técnicas pouco conhecidas e ajudar o usuário a encontrar mais rápido o que quer.

Inscrições: http://googleblog.blogspot.com.br/2012/06/become-google-power-searcher.html